top of page

O Grupo de Pesquisas

 

O grupo “Refletindo Inclusão na Escola” surgiu em 2011 com a finalidade de estar suscitando reflexões acerca da Educação Inclusiva e sua aplicabilidade em sala de aula. O grupo tem amadurecido conceitos de inclusão, exclusão, integração e segregação de alunos, além de fomentar amplas discussões sobre temas de impacto nesta área, como acessibilidade, bullying, resiliência, entre outros. O trabalho é realizado com alunos de graduação em Pedagogia e com alunos de pós-graduação em Educação Inclusiva na Universidade Ibirapuera e tem colhido frutos positivos no que tange a publicações científicas e apresentações para esclarecimento da comunidade acadêmica, seja interna ou externa à instituição.

 

Durante este período mais de 50 alunos participaram deste grupo de pesquisa, liderado pelos professores Alan Almario e Camila Soares e que conta ainda em sua estrutura fixa de pesquisa com as professoras Carina Macedo Martini (coordenadora do curso de pedagogia) e Norma Vicença Martins (docente do curso de pedagogia e especialista em Educação Inclusiva), além de outros pesquisadores convidados ocasionalmente.

 

Trabalha em duas linhas de pesquisa, uma que discute especificamente o Bullying e outra que faz Considerações Conceituais sobre a Diversidade na Educação Inclusiva. O grupo é cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e certificado pela Universidade Ibirapuera.

 

Para saber mais sobre este grupo de pesquisa, acesse dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9514707564191229

 

 

bottom of page