O Projeto “Juntos e Misturados – Refletindo Inclusão na Escola” nasceu da vontade de aprofundar os estudos sobre Educação Inclusiva realizados em nosso grupo de pesquisa visando a oportunizar aos alunos dos primeiros semestres a experiência de participarem deste estudo, de produzirem seus próprios textos e que estes trouxessem ensinamentos sobre a problemática do Bullying para instrumentalizar os professores da Educação Básica, disponibilizando também textos que eles pudessem utilizar em sala de aula com seus alunos.
A responsabilidade era grande, já que nosso projeto anterior “Recontando um Conto”, realizado em 2013 com os alunos de pedagogia, também foi um trabalho vitorioso em todos os sentidos, pois atingiu seu objetivo de promover a interdisciplinaridade, fomentar a pesquisa literária e valorizar a produção escrita discente, além de ter concorrido a prêmios fora da instituição. Um projeto fascinante que levou os alunos a pesquisar contos de fadas e os incentivou a recontá-los sob a perspectiva de outros personagens, criando assim novas versões para clássicos como Branca de Neve, A Bela e a Fera, O Patinho Feio e tantos outros.
Resolvemos aliar as duas experiências: o conteúdo que já pesquisávamos desde 2011 em nosso grupo de pesquisa “Refletindo Educação Inclusiva” e a metodologia de escrita de contos infantojuvenis com vistas a uma possível publicação em livro, como fizemos no projeto anterior.
Após várias reuniões e discussões entre os docentes e coordenação do curso, chegamos ao modelo que adotamos: iríamos fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o tema Bullying, revisitar conteúdos trabalhados anteriormente sobre o tema e escolher personagens fictícios que sofressem exclusão em sala de aula para que as alunas produzissem textos em primeira pessoa sob a perspectiva de quem sofre a problemática.
Elegemos 15 tipos que podem sofrer esta exclusão na escola, procuramos também escolher alguns tipos que fugissem do lugar comum, deixamos que os alunos se dividissem em duplas e sorteamos os temas.
Iniciamos a maratona de estudos, primeiro instrumentalizando os alunos sobre a questão do Bullying, estudando livros, artigos científicos e filmes sobre o tema. Logo após passamos à discussão técnica do assunto para o desenvolvimento da identidade dos personagens e por fim concluímos com o trabalho de produção dos textos incluindo todos os ensinamentos sobre construção literária.
Ao final, selecionamos os 13 melhores contos e publicamos neste livro, são histórias de alunos que encontramos com facilidade em nossas salas de aula, relatos de sofrimentos que como educadores nem sempre enxergamos ou damos a devida importância, mas principalmente são casos de personagens resilientes que encontraram docentes comprometidos com a Educação Inclusiva.
Conheça também...
O livro Recontando um Conto é resultado do projeto homônimo produzido em uma iniciativa conjunta dos docentes das disciplinas de Literatura Infantojuvenil, Prof. Alan Almario, e de Construção da Linguagem Oral e Escrita, Profª Camila Soares, ministradas nas turmas de 1º e 2º semestres de Pedagogia do período matutino da Universidade Ibirapuera em 2013.
Os objetivos principais deste trabalho foram o de promover a interdisciplinaridade, fomentar a pesquisa literária e valorizar a produção escrita discente.
O resultado foi uma publicação encantadora que traz 12 contos de fadas reescritos pelos alunos dentro da perspectiva de outros personagens. Descubra como seria a história da Branca de Neve contada pelo Zangado ou como seria a história do Patinho Feio contada pela Mamãe Pata, entre outras divertidas versões.
Conheça melhor sobre o projeto em