top of page

Aquarela é um livro que trabalha inclusão sob a ótica da emoção e com certeza propiciará que seus leitores possam torcer pelo Edu que imagina um mundo mais justo, como o prega os super-heróis que ele tanto gosta, se solidarizem pela história do casal João e Mônica que aguardam ansiosos pelo nascimento de seu primeiro filho, se identifiquem com a Leila que tem em Bruna sua melhor amiga, tenham a esperança da Fernanda que sonha em ser atleta, se encantem com Anahi uma indiazinha de voz doce que pode ensinar muito a seus colegas na escola, acreditem no Geraldo e em sua certeza de dias melhores quando se formar, reflitam sobre os sonhos de Ana de que todos tenham condições de se comunicarem de forma satisfatória, brinquem junto com a Profª Silvana que trabalha com artes, se encantem com o trabalho da Profª Norma com seus alunos tão especiais, se motivem tanto quanto a simpática idosa Léo e sua vontade de curtir ainda mais sua vida e, claro, entendam que todo esse trabalho só é possível graças ao esforço, dedicação e aos estudos do Marcos e de seus colegas do curso de Pedagogia da Universidade Ibirapuera, que acreditam que ao aprenderem a ensinar para todos eles podem fazer a diferença.

 

O Projeto “Aquarela: Colorindo Contos de Inclusão” nasceu da vontade de aprofundar os estudos sobre Educação Inclusiva realizados em nosso grupo de pesquisa visando a oportunizar aos alunos de Pedagogia a experiência de participarem deste estudo, de produzirem seus próprios textos e que estes trouxessem ensinamentos sobre Educação Inclusiva para instrumentalizar os professores da Educação Básica, disponibilizando também textos que eles pudessem utilizar em sala de aula com seus alunos.

 

A responsabilidade era grande, já que nossos projetos anteriores “Recontando um Conto”, realizado em 2013  e Juntos & Misturados - Refletindo Inclusão na Escola", realizado em 2015, com os alunos de pedagogia, foram trabalhos vitoriosos em todos os sentidos, pois atingiram seu objetivo de promover a interdisciplinaridade, fomentar a pesquisa literária e valorizar a produção escrita discente, além de terem concorrido a prêmios fora da instituição. Foram projetos fascinantes que levaram os alunos a pesquisar e produzirem belos textos.

 

Resolvemos aliar as duas experiências: o conteúdo que já pesquisávamos desde 2011 em nosso grupo de pesquisa “Refletindo Educação Inclusiva” e a metodologia de escrita de contos infantojuvenis com vistas a uma possível publicação em livro, como fizemos nos projetos anteriores, porém, desta vez resolvemos trabalhar com músicas infantis, selecionando trechos que fora de seu contexto tivessem potencial para serem relacionados à temas da Educação Inclusiva. Depois de muita pesquisa chegamos a 11 músicas selecionadas que se transformaram nos textos que foram publicados em livro.

 

O livro Juntos & Misturados - Refletindo Inclusão na Escola é resultado do projeto homônimo produzido em uma iniciativa conjunta dos docentes das disciplinas de Educação Inclusiva, Prof. Alan Almario, e de Construção da Linguagem Oral e Escrita, Profª Camila Soares, ministradas nas turmas de 1º e 2º semestres de Pedagogia do período matutino da Universidade Ibirapuera em 2015.

Os objetivos principais deste trabalho foram o de promover a interdisciplinaridade, fomentar a pesquisa literária e valorizar a produção escrita discente.

O resultado foi uma publicação que traz 13 histórias de alunos que podem sofrer exclusão na escola e que encontramos com facilidade em nossas salas de aula, relatos de sofrimentos que como educadores nem sempre enxergamos ou damos a devida importância, mas principalmente casos de personagens resilientes que encontraram docentes comprometidos com a Educação Inclusiva.

 

Conheça melhor sobre o projeto em

www.ibirapuera.br/juntosemisturados

 

Conheça também...

O Projeto

O livro Recontando um Conto é resultado do projeto homônimo produzido em uma iniciativa conjunta dos docentes das disciplinas de Literatura Infantojuvenil, Prof. Alan Almario, e de Construção da Linguagem Oral e Escrita, Profª Camila Soares, ministradas nas turmas de 1º e 2º semestres de Pedagogia do período matutino da Universidade Ibirapuera em 2013.

 

Os objetivos principais deste trabalho foram o de promover a interdisciplinaridade, fomentar a pesquisa literária e valorizar a produção escrita discente.

 

O resultado foi uma publicação encantadora que traz 12 contos de fadas reescritos pelos alunos dentro da perspectiva de outros personagens. Descubra como seria a história da Branca de Neve contada pelo Zangado ou como seria a história do Patinho Feio contada pela Mamãe Pata, entre outras divertidas versões.

 

Conheça melhor sobre o projeto em

www.ibirapuera.br/recontando

 

Conheça também...

bottom of page